

Metanoia
Núcleo de Literatura e Cultura Clássica
Sobre
O Projeto Metanoia – núcleo de literatura e cultura clássicas, objetiva ser um pólo de referência de extensão, de ensino e de pesquisas relacionados à antiguidade clássica no Rio de Janeiro. A UERJ já desenvolve atividades similares na área de história e filosofia, mas não há, até o presente momento uma ação compatível na área de letras. Com a aprovação deste projeto de extensão, portanto, estruturaremos um tripé acadêmico que atenderá as múltiplas necessidades da comunidade interna e externa na busca por solucionar vários questionamentos relacionados a esta área específica.
Para fundamentar as atividades do núcleo, objetivamos:
a) Criar anualmente um cronograma de cursos de extensão voltados para o diálogo com a literatura e cultura clássicas;
b) Reestruturar o grupo de tradução do Departamento de Letras Clássicas e Orientais, vinculando-o ao núcleo, e ampliando as suas atividades no sentido de também ser responsável pelas atividades de consultorias na área de tradução;
c) Criar uma revista eletrônica chamada Metáphrase para divulgar traduções e o resultado de pesquisas do núcleo e de seus colaboradores;
d) Criar um site para divulgação das atividades e do material produzido pelo núcleo, e que contenha um espaço para perguntas e respostas;
e) realizar anualmente um Simpósio como culminância dos trabalhos realizados pelo núcleo durante o ano, abrindo espaço também para a participação de docentes e discentes de outras áreas que tenham trabalhos relacionados à area de pesquisa do projeto



A palavra Metanoia significa em grego uma mudança de mentalidade: meta (acima, além) e noia, da raiz de nous (mente), seguida do sufixo formador de palavras femininas -ia. E, em sua essência, resume o processo de aprendizagem como algo que envolve uma alteração proporcionada pelo movimento da mente.
Essa é a proposta deste Projeto de Extensão: aliar ensino, pesquisa e extensão na busca por proporcionar o movimento da mente em direção do aprendizado.
Durante os anos de 2012 e 2013, o setor de grego do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras da UERJ vem oferecendo uma série de cursos de extensão coordenados – e ora também ministrados – pela coordenadora deste projeto, a Profª Drª Dulcileide Virginio do Nascimento Braga, atendendo solicitações de vários setores da sociedade que buscavam esclarecimentos acerca de temas relacionados à cultura clássica, como: influência clássica no cinema contemporâneo, magia na antiguidade, mitologia e literatura, o koiné na literatura e no texto neotestamentário e releituras do teatro clássico.
O Departamento de Letras Clássicas e Orientais (LECO) – Departamento que inclui os setores de grego, latim, hebraico e japonês – cada vez mais tem sido procurado, inclusive por pesquisadores de outras universidades, como referência pelos estudos e pesquisas relacionados às possiveis releituras da Antiguidade clássica. O Projeto Metanoia quer institucionalizar e ampliar, portanto, uma ação já existente, mas de maneira intermitente, através da estrutuação do núcleo.
Todos nós, herdeiros da cultura clássica, conhecemos a influência (linguística, cultural, filosófica, literária, etc) desta cultura, mas por conta de políticas educacionais e de uma propagação de informações incorretas, muitas releituras que se dizem “baseadas” na literatura e na cultura clássicas se distanciam cada vez mais deste ideal.
O quê fazer para aplacar o impacto negativo desta informação? Disponibilizar as informações corretas através dos instrumentos certos.
O Projeto Metanoia,portanto, idealiza para atingir tais objetivos várias ações: a) oferecer continuamente cursos de extensão voltados para o diálogo com a literatura e cultura clássicas; b) vincular o grupo de tradução do Departamento de Letras Clássicas e Orientais (este grupo tem por objetivo traduzir textos gregos e latinos não traduzidos para vernáculo, e é formado por alunos a partir do quinto período e professores) ao núcleo; c) criar uma revista eletrônica chamada Metáphrase para divulgar traduções e o resultado de pesquisas do núcleo e de seus colaboradores; d) criar um site para divulgação das atividades e do material produzido pelo núcleo e) realizar anualmente um Simpósio como culminância dos trabalhos realizados pelo núcleo durante o ano.
Disponibilizar o conhecimento como força formativa, compreendendo que a base imperecível da literatura e da cultura clássicas ainda impulsionam e resultam na essência de tantas áreas do saber é, portanto, imprescindível na atualidade – momento em que o homem examina seus próprios fundamentos -, quer no âmbito da literatura e da cultura, quer no âmbito dos protótipos ideais.